PCASP: como estruturar o Plano de Contas Aplicado ao Setor Público
Após a adoção do novo modelo de contabilidade pública no Brasil, o PCASP passou a ser de uso obrigatório por todos os poderes nas três esferas de governo, incluindo seus fundos, fundações, autarquias, e empresas estatais dependentes. Sendo facultado o seu uso apenas pelas empresas estatais independentes. O PCASP é fundamental para otimizar a gestão pública e organizar as entradas e saídas seguindo as necessidades do município. No geral, o objetivo do Plano de Contas se resume em “padronizar” os registros contábeis para permitir um maior detalhamento das contas, de modo que todas as esferas do governo e sua administração direta e indireta sejam atendidas pelas contas. Dessa forma, estruturar um plano de contas aplicado ao setor público é o primeiro passo para uma gestão organizada e atenta às exigências das normas vigentes. Portanto, para estruturar o documento é necessário entender a complexidade da gestão e dos interesses coletivos somados às competências necessárias para mapear o plano, a direção, o acompanhamento e o controle das arrecadações, dos gastos e dos investimentos.
Como estruturar o PCASPA estruturação do PCASP é uma excelente maneira de padronizar as informações e auxiliar na execução de relatórios e demonstrações contábeis. Assim, com os dados gerais da entidade dentro da estrutura ideal do planejamento, é possível tornar os procedimentos que envolvem a contabilidade pública mais eficaz e transparente. A estrutura do PCASP é classificada de acordo com a natureza das informações, sendo elas: natureza orçamentária, natureza patrimonial e natureza de controle. Veja a seguir o que cada uma delas representa:
Natureza orçamentáriaA natureza orçamentária em um Plano de Contas Aplicado ao Setor Público corresponde às informações relacionadas ao planejamento e à execução do orçamento por meio das contas e restos a pagar previamente no planejamento orçamentário. Nessa seção devem ser consideradas:
- CAPO – Controle de Aprovação de Planejamento e Orçamento;
- CEPO – Controle de Execução de Planejamento e Orçamento.
Já na natureza patrimonial constam as informações financeiras e não financeiras que tenham relação com as variações qualitativas e quantitativas do patrimônio público. Dentro no PCASP elas são representadas por:
- ativo;
- passivo;
- patrimônio líquido;
- variações patrimoniais diminutivas (VPD);
- variações patrimoniais aumentativas (VPA).
Nessa etapa do PCASP são registradas as contas que causam modificações em patrimônio do setor público, além daquelas que apresentam funções específicas de controle. Elas possuem o objetivo de elaborar informações gerenciais específicas, acompanhar rotinas, elaborar procedimentos contábeis, ou então, documentar atos que ainda não representam as contas de patrimônio, mas que podem afetá-lo em algum momento. Devem ser consideradas nessa etapa:
- controles devedores;
- controles credores.
Manter o orçamento público em equilíbrio é uma tarefa que exige muita dedicação e atualização constante, por isso, o planejamento contábil deve ser feito de maneira padronizada, seguindo as normas legais e com o suporte de um sistema com foco em gestão contábil no setor público.
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